Sistemas Analógicos
Uma das soluções mais utilizadas para monitoramento de imagens em ambientes internos e externos, comumente usado para proteção de perímetro e controle de acesso em tempo real.Somente visualização das imagens, sem gravação ou acesso remoto das mesmas.
Sistemas Digitais
Geralmente é utilizado um PC(Computador) + Placa DVR (Placa de captura de vídeo) que serve como um servidor de CFTV digital, instalando o software que a acompanha é possível configurar e gerenciar todas as câmeras instaladas. Esse modelo de instalação já vem ficando cada vez mais em desuso com a chegada maciça dos aparelhos conhecidos como “Stand Alone”, que substitui o uso do PC + Placa DVR. Mais seguro, eficiente e geralmente mais em conta (R$)!
Gravação
Nesse sistema seu CFTV vai além da visualização em tempo real, como a gravação das imagens (ininterruptas, por detecção de movimento e por detecção de sensores), possibilitando uma busca posterior muito eficaz, podendo filtrar os pontos de câmeras, datas e horários.
Acesso remoto via internet
Outra ferramenta muito utilizada nos dias de hoje para monitorar o exercício de atividades em qualquer ambiente. (Exemplo: Monitoramento de funcionários em seu estabelecimento comercial ou até uma babá ou empregados domésticos em sua residência). Acesso via Iphone, Android e outros smartphones.
Câmeras IP
A última palavra em tecnologia para sistemas de CFTV digitais.
Não é necessário a utilização de um servidor, computador, placa DVR, stand alone, ou qualquer outro equipamento.
A câmera IP é um equipamento auto-suficiente, bastando apenas a sua integração a um sistema de intranet/internet (Roteador) novo ou já existente.
Benefícios:
- Custo: As câmeras ip’s têm um preço de mercado mais elevado se comparado com câmeras analógicas, porém o custo final de um sistema pode ser inferior, pois como visto anteriormente, não utilizamos um servidor para sua instalação.
- Qualidade de imagem: Num sistema com câmeras analógicas a imagem é convertida (digital/analógica/digital) e comprimida várias vezes até se ter a imagem final que vemos no monitor, em comparação com a câmera IP isso não acontece. Sua imagem é captura, transmitida e recebida digitalmente, sem interferências ou compressões que prejudicam o resultado final da imagem. O resultado é uma imagem nítida e com riqueza de detalhes jamais encontrados em câmeras de CFTV.
- Tamanho da imagem: Podemos então falar sobre CÂMERA IP MEGAPIXEL. Encontramos disponível no mercado atual câmeras com resolução que vão de 1MP (1280x720pixel) a 29MP (6576x4384pixel). Ta bom, mais o que tem de tão impressionante nisso, você pode estar se perguntando, daí eu te digo que com isso, podemos ter imagens incrivelmente detalhadas desde pequenos ambientes como casa e mercados, como também grandes áreas industriais, linhas de produção e até estádios de futebol cobertos com apenas uma ou duas câmeras apenas. Possibilitando a aproximação sem distorção de imagem para identificação de indivíduos ou placas de veículos, por exemplo. Em apenas uma simples comparação de números podemos chegar à conclusão de que a área coberta por uma única câmera IP pode se igualar a imagens somadas de 06 até 95 câmeras analógicas. (Que vão de 480x320 pixel em mini-câmeras a 760x490 pixel nas câmeras profissionais).
CFTV - Serviços
Monitoramento integrado de alarme e CFTV.
O que há de mais novo no segmento de monitoramento.
Possibilita um atendimento muito mais rápido e eficaz em caso de intrusão, detectado inicialmente por um sistema de alarme bem implantado
e em perfeito funcionamento.