Central de Alarme
É o núcleo do sistema, "o cérebro", responsável pela recepção, gerenciamento e transmissão dos eventos (Gerados pelos sensores, teclados, botoeiras, etc.) e posteriormente retransmiti-los para central de monitoramento 24h, através de uma linha de telefone fixo, chip GPRS ou Internet, falaremos um pouco mais sobre as opções de comunicações logo abaixo.Teclado
Utilizado para arme/desarme do sistema geral ou parcial(01), envio de sinal de pânico, coação(02) e teste de comunicação, utilizado também para o acesso a programação técnica da central.
(01) Arme parcial: Utilizado, por exemplo, para armar sensores de portas, janelas ou da área externa da casa, podendo transitar do lado de dentro, sem que os sensores internos disparem.
(02) Coação: Em um eventual caso de rendimento por meliantes, na entrada ou saída de sua residência/comércio, pode ser uma importante
ferramenta de escape.
Como funciona: Sendo então coagido, ao entrar no local protegido pelo alarme, digita-se a chamada "senha de coação", que imediatamente acionará a central de monitoramento com o maior nível na escala de prioridades de atendimento, sendo que no local o disparo não será audível, ou seja, não causará disparo de sirene, nem haverá confirmação de disparo via fone, acionando imediatamente as autoridades competentes para o deslocamento ao local em coação.
Controle (transmissor)
Geralmente utilizado para arme/desarme, usado conjuntamente ou substituindo o uso do teclado, muito utilizado também para uso como botão de pânico móvel.
Sensores
Aqui chegamos ao ponto principal do sistema de alarme. Depois da proteção de perímetro (cerca elétrica e/ou concertina), os sensores são a segunda linha de proteção para seu patrimônio.
Podemos classificar os sensores em Tipo, que veremos em seguida, e em Características.
Características
Sem fio: Instalados em locais onde não haja uma estrutura pronta para receber o alarme.
Pet: Que são imunes a animais, desde pequenos roedores a animais de médio porte, como gatos e cachorros de estimação, evitando assim disparos falsos.
Tipos de Sensores
Sensor Infravermelho Passivo (IVP) - O mais comum de todos, utilizado para proteção em ambientes internos. Dispara ao detectar movimento através da mudança de temperatura no ambiente.
Sensor IVP com microondas - Similar ao sensor IVP, utilizado para instalação em lugares semi-aberto ou de maior risco, sendo necessário a utilização de um sensor mais confiável para proteção de determinado ambiente.
Sensor IVP Externo - Segue o mesmo princípio dos sensores já descritos acima, porém com um tratamento diferenciado, contando com processadores internos que analisam a detecção de certo movimento causando ou não o acionamento do disparo, rejeitando assim a detecção indesejada de animais, insetos, pássaros, vegetação, chuva e mudanças de temperatura.
Com certeza o melhor equipamento para quem procura segurança com tranqüilidade em seu sistema de alarme. Não somente detectando uma intrusão, como Evitando essa Intrusão, pois sua instalação é feita na área externa de sua residência ou comércio.
Sensor Magnético - O mais simples de todos, porém muito eficiente.
Instalado em portas, janelas, portões de garagem, entre outros, de forma que ao abrir, o sensor envia o evento a central, comunicando a
abertura ou fechamento do local.
Sensor Infravermelho Ativo (IVA) - Mais conhecido como "Barreira Ativa".
Utilizado para proteção de perímetro, instalado em duas partes, criando uma espécie de barreira/cerca invisível entre os dois pontos.
Podendo ser usados em áreas externas e internas, comumente instalado em cima de muros, individuais, ou acompanhados de cerca elétrica e
concertinas, dependendo do grau de risco do local.
Outros sensores - Temos ainda a disposição sensores dos mais diversos tipos, para as mais diversas aplicações.
Menos conhecidos, com aplicações específicas, têm, por exemplo, Sensores de Cabo Microfônico (Para alambrados, cercas ou muros) Sensor
de Vibração, de Quebra de Vidro, Vazamento de Gás, Detecção de Fumaça, Incêndio e outros.
Alarme - Serviços
Monitoramento de Alarme Clique aqui e saiba como funciona.